segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROJETO PEQUENO GOURMET

A escola é um meio que contribui para a formação da pessoa, e por isso ela tem o importante papel de conscientizar seus alunos para uma alimentação saudável. Entre os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação um lugar de importância indiscutível. É importante a formação de hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.
O projeto Pequeno Gourmet tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.

O Objetivo do Colégio QI é de incentivar aos bons hábitos alimentares; identificar as preferências alimentar dos alunos; conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos; reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde; Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Para iniciarmos o projeto realizamos diversas atividades para uma significante compreensão do tema. Os alunos participaram de degustação de frutas e verduras, participaram de oficina culinária, pesquisas, vídeos, observação de rótulos de embalagens de alimentos e etc.
Durante as oficinas e e atividades lúdicas com a Educação Infantil e o Fundamental I, observamos o interesse em conhecer alimentos antes nunca provados e a prática de experimentar outros sabores. 

Professora Nilma com os alunos Lara (Maternal I) e Heitor (Maternal II).

Nos surpreendemos com algumas crianças que rejeitavam qualquer alimento natural (sucos e frutas), mas, vendo o coleguinha comendo e trazendo para escola todos os dias, passou a fazer também. Recebendo, claro, diversos elogios por parte da turminha e da professora.

Alunos da Educação Infantil na oficina culinária.
Da esquerda para a direita: Maria Eduarda, Heitor, Rayla, Clara, Yasmim e Ana Laura

 Fizemos uma deliciosa salada de frutas como parte do projeto com as crianças da educação infantil. As crianças trouxeram as frutas, discutimos sobre a importância delas, de seu consumo diário e de seus nutrientes para a o bom funcionamento do corpo e da manutenção da saúde. 


Confiram algumas de nossas oficinas:

Fundamental I



Para a culminância de nosso projeto, preparamos um momento onde pais e alunos, puderam ouvir dicas e orientações da nutricionista Juliana França (ex aluna QI), que explanou de forma lúdica  conceitos de uma alimentação saudável.

Nutricionista Juliana França


Participação dos pais no Projeto Pequeno Gourmet



Como produto final, cada turma produziu seu portfólio com todas as atividades realizadas durante o bimestre. Lembramos que o projeto será vivenciado durante todo o ano turminha, por isso, vamos continuar com hábitos de alimentação saudável!  
Parabenizamos a toda a equipe de professores pela criatividade durante o projeto, aos alunos que se envolveram positivamente, aos pais que deram sua contribuição para uma vida mais saudável para seus filhos e a Juliana França nossa nutricionista convidada. 

Deixamos aqui 10 dicas para você pai ou mãe que quer uma qualidade de vida melhor para seu filho:

1) Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo em pelo menos três refeições e dois 
lanches por dia. 


2) Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.

3) Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte 
das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.

4) Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana 

5) Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.

6) Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

7) Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. 

8) Diminua a quantidade de sal na comida.

9) Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.

10) Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou 
brincando no computador. 


2 comentários:

  1. Este projeto é de fundamental importância na vida de nossos filhos. Parabéns a todos pelo desenvolvimento deste trabalho de conscientização e busca de melhores hábitos alimentares.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Uerlandia, pela participação e apoio! São mães assim que tornam o trabalho da escola mais proveitoso e valorizado!

    ResponderExcluir