A escola é um meio que contribui para a formação da pessoa,
e por isso ela tem o importante papel de conscientizar seus alunos para uma
alimentação saudável. Entre os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação um lugar de importância indiscutível. É importante a formação de hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.
O projeto Pequeno Gourmet tem como objetivo abordar e
discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de
idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.
O Objetivo do Colégio QI é de incentivar aos bons hábitos alimentares; identificar as
preferências alimentar dos alunos; conscientizar os alunos sobre a importância
e os motivos pelos quais nos alimentamos; reconhecer os alimentos que faz bem à
nossa saúde; Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Para iniciarmos o projeto realizamos diversas atividades para uma significante compreensão do tema. Os alunos participaram de degustação de frutas e verduras, participaram de oficina culinária, pesquisas, vídeos, observação de rótulos de embalagens de alimentos e etc.
Durante as oficinas e e atividades lúdicas com a Educação Infantil e o Fundamental I, observamos o interesse em conhecer alimentos antes nunca provados e a prática de experimentar outros sabores.
Professora Nilma com os alunos Lara (Maternal I) e Heitor (Maternal II). |
Nos surpreendemos com algumas crianças que rejeitavam qualquer alimento natural (sucos e frutas), mas, vendo o coleguinha comendo e trazendo para escola todos os dias, passou a fazer também. Recebendo, claro, diversos elogios por parte da turminha e da professora.
Alunos da Educação Infantil na oficina culinária. Da esquerda para a direita: Maria Eduarda, Heitor, Rayla, Clara, Yasmim e Ana Laura |
Fizemos uma deliciosa
salada de frutas como parte do projeto com as crianças da educação infantil. As
crianças trouxeram as frutas, discutimos sobre a importância delas, de seu
consumo diário e de seus nutrientes para a o bom funcionamento do corpo e da
manutenção da saúde.
Confiram algumas de nossas oficinas:
Fundamental I |
Para a culminância de nosso projeto, preparamos um momento onde pais e alunos, puderam ouvir dicas e orientações da nutricionista Juliana França (ex aluna QI), que explanou de forma lúdica conceitos de uma alimentação saudável.
Nutricionista Juliana França |
Participação dos pais no Projeto Pequeno Gourmet |
Como produto final, cada turma produziu seu portfólio com todas as atividades realizadas durante o bimestre. Lembramos que o projeto será vivenciado durante todo o ano turminha, por isso, vamos continuar com hábitos de alimentação saudável!
Parabenizamos a toda a equipe de professores pela criatividade durante o projeto, aos alunos que se envolveram positivamente, aos pais que deram sua contribuição para uma vida mais saudável para seus filhos e a Juliana França nossa nutricionista convidada.
Deixamos aqui 10 dicas para você pai ou mãe que quer uma qualidade de vida melhor para seu filho:
1) Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo em pelo menos três refeições e dois
lanches por dia.
2) Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.
3) Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte
das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
4) Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana
5) Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.
6) Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
7) Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
8) Diminua a quantidade de sal na comida.
9) Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
10) Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou
brincando no computador.
Este projeto é de fundamental importância na vida de nossos filhos. Parabéns a todos pelo desenvolvimento deste trabalho de conscientização e busca de melhores hábitos alimentares.
ResponderExcluirObrigada Uerlandia, pela participação e apoio! São mães assim que tornam o trabalho da escola mais proveitoso e valorizado!
ResponderExcluir