segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROJETO PEQUENO GOURMET

A escola é um meio que contribui para a formação da pessoa, e por isso ela tem o importante papel de conscientizar seus alunos para uma alimentação saudável. Entre os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação um lugar de importância indiscutível. É importante a formação de hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.
O projeto Pequeno Gourmet tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.

O Objetivo do Colégio QI é de incentivar aos bons hábitos alimentares; identificar as preferências alimentar dos alunos; conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos; reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde; Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Para iniciarmos o projeto realizamos diversas atividades para uma significante compreensão do tema. Os alunos participaram de degustação de frutas e verduras, participaram de oficina culinária, pesquisas, vídeos, observação de rótulos de embalagens de alimentos e etc.
Durante as oficinas e e atividades lúdicas com a Educação Infantil e o Fundamental I, observamos o interesse em conhecer alimentos antes nunca provados e a prática de experimentar outros sabores. 

Professora Nilma com os alunos Lara (Maternal I) e Heitor (Maternal II).

Nos surpreendemos com algumas crianças que rejeitavam qualquer alimento natural (sucos e frutas), mas, vendo o coleguinha comendo e trazendo para escola todos os dias, passou a fazer também. Recebendo, claro, diversos elogios por parte da turminha e da professora.

Alunos da Educação Infantil na oficina culinária.
Da esquerda para a direita: Maria Eduarda, Heitor, Rayla, Clara, Yasmim e Ana Laura

 Fizemos uma deliciosa salada de frutas como parte do projeto com as crianças da educação infantil. As crianças trouxeram as frutas, discutimos sobre a importância delas, de seu consumo diário e de seus nutrientes para a o bom funcionamento do corpo e da manutenção da saúde. 


Confiram algumas de nossas oficinas:

Fundamental I



Para a culminância de nosso projeto, preparamos um momento onde pais e alunos, puderam ouvir dicas e orientações da nutricionista Juliana França (ex aluna QI), que explanou de forma lúdica  conceitos de uma alimentação saudável.

Nutricionista Juliana França


Participação dos pais no Projeto Pequeno Gourmet



Como produto final, cada turma produziu seu portfólio com todas as atividades realizadas durante o bimestre. Lembramos que o projeto será vivenciado durante todo o ano turminha, por isso, vamos continuar com hábitos de alimentação saudável!  
Parabenizamos a toda a equipe de professores pela criatividade durante o projeto, aos alunos que se envolveram positivamente, aos pais que deram sua contribuição para uma vida mais saudável para seus filhos e a Juliana França nossa nutricionista convidada. 

Deixamos aqui 10 dicas para você pai ou mãe que quer uma qualidade de vida melhor para seu filho:

1) Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo em pelo menos três refeições e dois 
lanches por dia. 


2) Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.

3) Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte 
das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.

4) Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana 

5) Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.

6) Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

7) Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. 

8) Diminua a quantidade de sal na comida.

9) Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.

10) Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou 
brincando no computador. 


Projeto Pequeno Gourmet - Atividades.

   
   As turmas do 2° e 3° anos realizaram atividades sobre a importância dos alimentos e suas utilidades. Trabalharam com a Matemática ( preço dos alimentos, valores nutricionais ) , Ciências 
( a importância da água, o crescimento e desenvolvimento humano com uma alimentação saudável ) , História e Geografia ( Carmem Miranda - referência " as frutas na cabeça " , a localização e a importância dos mananciais ) .  
       Os trabalhos foram desenvolvidos ministrados pelas professoras Edjane (2° ano) e Pollyanna ( 3°ano). 
    As crianças desenvolveram habilidades sócio-construtivas na culminância do Projeto Pequeno Gourmet.
       Foi um sucesso!


Referência a Carmem Miranda!

O valor nutricional dos alimentos.

O valor dos alimentos.

As frutas que ornam a cabeça de Carmem Miranda, em sua obra,mostram a tropicalidade do Brasi cantado e dançado por essa artista brasileira!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia do Índio - 2 ° ano! Tia Edjane Leal .

                                                  2° ano - Dia do Índio

                                             

ONDE VIVEM

Onde Vivem
Onde estão os índios brasileiros?
Vivem em áreas espalhadas por todos os Estados, mas a maior parte das terras e da população indígena está mesmo é na Amazônia.
Como é a língua indígena?
Você acha que os índios falam outra língua? 
Não é bem assim!!! 
Os povos que habitavam o litoral do Brasil usavam principalmente a língua Tupi e muitas palavras da língua portuguesa tem origem no tupi-guarani. 
Quer conhcer algumas?
 Veja só: arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jiboia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará... Muitas, não? E pode ter certeza que há muito mais!

Os alunos do 2 ° ano vivenciaram o Dia do ìndio com uma pesquisa no tablet e muita diversão ! Eles puderam ver que tem algumas palavras de origem indígena no nosso cotidiano.  A rede é uma delas.

Parabéns turminha!

Dia do Índio -  2° ano  - Tia Edjane.





Lindo!

As palavras de origem indígena.

Lindas!

As meninas concentradas no trabalho.


Parabéns crianças!



Dia do Índio com a tia Eleonora! 4° ano.


    O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.
  A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.
                     Dia do Índio
   Esses povos foram escravizados pelos portugueses, contaminados com doenças que não conheciam, além de morrerem por maus tratos e tiros quando tentavam fugir, o que fez reduzir em grande quantidade parte de sua população.
   Os portugueses trocavam informações com os índios através de gestos, mostrando-lhes como era a sua cultura, sua forma de viver, mas exigiam destes que atendessem suas vontades e necessidades.
   Hoje em dia a quantidade de índios está aproximadamente em torno de 280 mil, mas, em razão da melhoria de suas condições de vida, há um crescimento populacional desse povo.
   Existe um órgão do governo federal que cuida dos interesses dos povos indígenas, preservam suas riquezas e sua cultura. A FUNAI - Fundação Nacional do Índio - cumpre com o disposto na Constituição Brasileira de 1988.
    A turma do 4° ano comemorou essa data com capricho e alegria. Além de terem informações de sua professora sobre o modo de vida e tradição dos índios, puderam homenageá-los com atividades e brincadeiras.
        
4° ano - Dia do Índio.

Lindas!

Socialização!

Descontração e alegria.

Parabéns turminha linda!

      

Dia do ìndio no 3° ano com a tia Pollyanna!



Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões.
O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.

Principais alimentos consumidos pelos índios brasileiros:
- Frutas
- Verduras
- Legumes
- Raízes
- Carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc).
- Peixes
- Cereais
- Castanhas
Pratos típicos da culinária indígena:
- Tapioca (espécie de pão fino feito com fécula de mandioca)
- Pirão (caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe).
- Pipoca
- Beiju (espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina)

Tia Pollyanna junto com sua turminha vivenciaram esse dia com muita criatividade e conhecimento. Os alunos receberam uma lembrancinha de tia Polly em homenagem aos índios nesse dia! Foi muito legal.

19 de abril - Dia do Índio!

Eles adoraram a lembrancinha! Muito criativo.


Dia comemorado com alegria!

Dia do Ìndio na Educação Infantil.

 

ÍNDIO
Dia do Índio

Todo dia é dia de índio?
Sim, pois não adianta somente  dos índios apenas um dia. 
Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar.
Mas, justamente por serem 
importantes, foi reservada uma data
no calendário anual para comemorar 
o Dia do Índio, que é 19 de abril.




Tia Ilka junto com seus indiozinhos comemoraram essa data com alegria e descontração!   Trabalharam de forma criativa e vivencial sobre a importância dos índios.

Parabéns turminha!


Um, dois, três indiozinhos...

Dia do Índio!

Socialização!


O carinho e a atenção de tia Ilka!

Trabalho de Ciências - 2° ano - Os sentidos !

      Os alunos do 2° ano trabalharam os cinco sentidos com alegria e divertimento!   Conheceram mais como cada órgão dos sentidos trabalham em conjunto no nosso corpo. Os olhos, o ouvido , a boca, a língua e a pele são importantes no contato com o meio ambiente. 
       Parabéns turminha pelo desenvolvimento! 


                                               Trabalho de Brunna Marques.

Arthur com seu trabalho sobre o tato!
                                                           

                                                                 Parabéns turminha!
                                                 
                                                  O que será que vais encontrar em Heloisa?





 Este livro trabalha os sentidos de uma forma divertida para as crianças



Livro: Enganei o Bicho Papão Didier Levy Parrondo, José Editora: Scipione








O bicho-papão tem seus sentidos testados - em frente a sua porta, vê uma criança dentro de um sanduíche, ouve seus gritos, apalpa o sanduíche, morde e...Surpresa! As roupas do menino estavam repletas de pimenta. Essa historinha convida a criança a saber mais sobre os cinco sentidos. Cada sentido corresponde a uma parte do corpo. O cérebro traduz em cheiros, sabores, sons, imagens e sensações as informações captadas pelo nariz, pela língua, pelas orelhas, pelos olhos e pela pele. Com algumas brincadeiras podemos testar os nossos sentidos e entender como funcionam.

terça-feira, 9 de abril de 2013

As grandes invenções!

    Os alunos do 2° ano trabalharam sobre as invenções. Pesquisaram no tablet as principais invenções que marcaram até hoje. Uma delas foi os veículos motorizados...estreou nas ruas em Mannheim, na Alemanha. Seu criador foi o engenheirto Karl Benz!

   

 Pondo em prática a pesquisa!





Parabéns crianças! 

O 5º ano e os Vitrais...Sensacional!

Na última semana estudamos a arte em vitrais! Foi uma experiencia magnifica e creio que os alunos puderam realmente se empenhar e fazer o melhor de si para a produção de seus trabalhos. Mas antes de qualquer coisa, você saberia me dizer o que são ARTES EM VITRAIS? Pois bem aí vai um pequeno resumo do que foi estudado em sala...Se você ainda não sabe o que é, vai ficar sabendo agora, na certeza de que nossos lindos alunos já sabem o que é!

"O vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. O vitral originou-se no Oriente por volta do século X. Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do Sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas." Fonte: wikipedia.org

Vejamos algumas fotos do que foi feito em sala:

 Meninas sempre Cheias de Charme!
Já os meninos...
 Bastante atenção nas produções!!!

 Esses meus meninos...

 Resultado das meninas...
 Eles já estão na reta final...
 E...Pronto! Finalmente! \o/
 Olha como ficou lindo!
 5º Ano vocês estão de parabéns!



Ps.: Um parabéns especial aos meninos Diogo Bezerra, Célio Lucas e Bruno Vergara pelo empenho e determinação mesmo dizendo que não conseguiriam vocês conseguiram!!!!

Beijos
Tia Dany