quarta-feira, 28 de agosto de 2013

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO




                 Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.


Com o intuito de desenvolver o tema FOLCLORE na escola, o QI Epitácio preparou uma super gincana folclórica. Afinal, aprender brincando é muito mais divertido!
Dividimos o Ensino Fundamental I em duas equipes: A equipe MOLECADA com o tema SACI PERERE e a equipe CUCA LÊLÊ com o tema CUCA.



Com as provas entregues uma semana antes da data da culminância, os alunos orientados pelas professoras polivalentes, produziram em sala de aula repentes, lendas, trava-línguas, pesquisaram sobre nossos pratos típico e etc.
Quem abriu nossa gincana foi a turminha linda da Educação Infantil, acompanhados das professoras Ilka, Cici e Éricka. Os alunos em trajes caipiras, dançaram com muita animação.



Atentem para as provas:
1.      Pratos Típicos



   Cada equipe deverá trazer a maior quantidade possível de pratos típicos diferentes. Os pratos serão vendidos para interessados na própria festa por responsáveis da escola.
   Prova cumprida: 100 pontos


2.      Varal Decorativo

   Criar um varal decorativo sobre o tema "Folclore do meu país", usando sucata ou material trazido pelos alunos. 
   Prova cumprida: 100 pontos



3.      Trava-línguas

   Prova cumprida: 100 pontos


4.      Criação de um Repente. Tema: "Atualidade brasileira"

   Compor um repente que será apresentada por um aluno, ou por um grupo.
   Prova cumprida: 100 pontos



5.      Folclore Hi-tech

   Desfile de um personagem do folclore nacional travestido de forma que mescle seu aspecto folclórico com os "modismos" da cultura hi-tech atual.Ex: um Saci baladeiro
   Prova cumprida: 100 pontos


6.      PROVAS PARALELAS: cada item vale +50 pontos
  • Criar um grito de guerra
  • Organização: disciplina durante as provas e organização de tarefas no cumprimento das mesmas.
  • Animação e alegria
  • Melhor torcida
Confiram alguns dos momentos mais que divertidos de nossa Gincana.












Toda equipe docente do QI Epitácio agradece de coração todo empenho e dedicação dos alunos para nossa Gincana Folclórica. Sabemos que aprender construindo e se divertindo é muito melhor!!! Todos vocês estão de parabéns! Valeu alunos QI!



Nenhum comentário:

Postar um comentário