sexta-feira, 6 de junho de 2014

E viva a leitura!

       Mesmo quando este leitor é uma criança, que não domina a letra, a palavra escrita, é importante que esteja inserido em um ambiente cujo gosto pela leituraé apreciado, partilhado e usufruído em comum, para que desta forma também desenvolva o quanto puder as habilidades da leitura.
Ao relembrar Paulo Freire, que nos chamou atenção para a “leitura do mundo”, que antecede a leitura da palavra, podemos afirmar que é por meio da linguagem que o indivíduo reconhece os significados da cultura em que vive, estabelece relações entre as informações e constrói sentido para si e para o mundo.
        Simplificando a teoria de Vygotsky, podemos também dizer que a aprendizagem é uma concepção de perspectiva, pois se funde com passado e presente a fim de construir o futuro. Dessa forma, tão importante quanto o ambiente, o reconhecimento do repertório que o indivíduo construiu por toda a sua vida vai lhe permitir a compreensão de cada novo objeto do conhecimento e o reconhecimento do mundo à sua volta.
   O papel do educador, nesse sentido, surge como interventor dos avanços inerentes ao processo de construção de conhecimento. Pois, no caso da leitura, não basta oferecer livros em quantidade.Professores e alunos precisam estar juntos no processo que envolve redescobertas e inúmeraspossibilidades e precisam perceber e sentir de verdade que a leitura é um elemento essencial para a vida.  Pensando nisso, procuro incentivar meus alunos pelo hábito de ler e estamos trabalhando nesse projeto desde o mês de maio. Está sendo maravilhoso...
        

Carlos Eduardo trabalhando a interpretação do texto.

Cauan conhecendo o texto.

Ana Clara encantada com a história.

Alessandra lendo e respondendo às questões.

Rafael interpretando o texto lido.

Flávio atento ao responder o texto.

Valgerlinsson concordando com a leitura!

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